Correr é melhor atividade para hipertensos

 

Qual o melhor exercício físico para o controle da pressão? Uma pesquisa publicada pela Associação Americana do Coração (AHA, em inglês) se propôs a responder essa pergunta e concluiu: as atividades aeróbicas, tais como correr, nadar e pedalar são a melhor opção para as pessoas hipertensas.

O estudo analisou três tipos diferentes de exercícios físicos: os aeróbicos; os de resistência dinâmica, que trazem fatores externos para o treinamento, como pesos e halteres; e os de isometria, que usam o peso do próprio corpo para a atividade, como yoga e alogamentos. Os pesquisadores avaliaram de 93 ensaios.

Ao final, a pesquisa retornou que todos os exercícios foram eficazes no controle da pressão, mas os aeróbicos foram mais eficientes nos pacientes que já eram hipertensos. Nos homens, os resultados foram mais expressivos do que nas mulheres.

Por outro lado, a análise indicou que as atividades isométricas surtiram maior efeito nas pessoas que ainda não desenvolveram problemas de hipertensão, mas se preocupam em controlá-la. Os cientistas pontuam, no entanto, que mais dados são necessários para sustentar este resultado.

Em todos os casos, os pesquisados afirmam que a perda de peso após o início das atividades, seja ela qual for, foi determinante para a diminuição da pressão dos pacientes.

 

Fonte: http://www.ativo.com/Esportes/Pages/correr_e_melhor_atividade_para_hipertensos.aspx

 

Reality – Emagrece, gordo!

 

Bom dia!

O Rodrigo Fernades do blog Jacaré Banguela (http://www.jacarebanguela.com.br/), encarou um desafio feito pelo Rafinha Bastos de perder 30kg, bom… pra quem não conhece ai vai o primeiro episódio:

Pra quem quiser acompanhar os outros episódios segue o canal do Jacaré:

http://www.youtube.com/user/jbanguela?feature=watch

 

 

 

Tipos de gordura – Gordura boa, gordura ruim…

Gorduras Saturadas

São as piores. Estas gorduras são sólidas à temperatura ambiente. Aquela gordura de porco assassina que sua avó tinha guardada na cozinha ou a faixa da picanha que causa arrepios nas suas coronárias são bons exemplos. Quando observadas em nível molecular, as gorduras saturadas contém o número máximo possível de átomos de hidrogênio (daí o termo “saturadas”). Se você quer bater o recorde do infarto mais rápido deste lado da Via Láctea, basta levar uma dieta rica em Gorduras Saturadas.

Gorduras Monoinsaturadas

Em geral líquidas à temperatura ambiente, as gorduras monoinsaturadas reduzem os níveis de colesterol LDL, considerado o colesterol ruim. As Gorduras Monoinsaturadas são o tipo de gordura que você deve adicionar mais à sua dieta. O Azeite de Oliva é representante mais famoso deste grupo. Abacate e amendoim também são alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas.

Gorduras Poliinsaturadas

As Poliinsaturadas reduzem tanto o colesterol LDL quanto o colesterol HDL – e isto não é legal. Em última análise, são os níveis de colesterol HDL que determinam seu risco para doenças cardiovasculares: não basta ter baixos níveis de Colesterol Total, você precisa de altos níveis de colesterol HDL para se proteger. Os alimentos ricos em Gorduras Poliinsaturadas incluem os óleos de girassol e de milho.

Gorduras Hidrogenadas

Durante o processo de hidrogenação, as gorduras poliinsaturadas ou monoinsaturadas recebem átomos adicionais de hidrogênio para aumentar seu tempo de vida útil. Este processo industrial transforma as gorduras hidrogenadas em gorduras saturadas – e você ainda se recorda que este é o pior tipo, certo? Quando você se deparar com o rótulo de um produto que diz “contém gorduras hidrogenadas”, isto significa que aquele produto contém uma boa quantidade de gorduras saturadas e trans. Saia correndo e lave imediatamente as mãos com água benta.

Gorduras Trans

Também chamados Ácidos Graxos Trans, são uma forma de gordura capaz de aumentar os níveis de LDL (colesterol ruim) e reduzir os níveis de HDL (colesterol bom). Ou seja: o pacote completo para desequilibrar sua pressão e aumentar o risco de ter um derrame.

Os ácidos graxos trans sempre estiveram presentes na nossa dieta, mas nunca em níveis tão alarmantes. A gordura Trans pode ser encontrada em grandes quantidades em margarinas, biscoitos, pacotes de batatinhas fritas, salgadinhos e inúmeros outros alimentos industrializados.

Ácidos graxos essenciais

Existem 2 ácidos graxos essenciais: os famosos Ômega-6 (ácido linoleico) e Ômega-3 (ácido linolênico). Você já deve tê-los visto em propagandas na TV e programas de debate: eles estão onde quer que tenha alguém falando sobre redução do risco para hipertensão arterial, derrame, angina e tromboses. Os Ácidos Graxos Essenciais são um santo remédio para o seu coração.

As principais fontes de Ômega-6 e Ômega-3 incluem peixes, cereais e óleos vegetais (girassol, milho, linhaça, soja e algodão). Os ácidos graxos essenciais também podem ser encontrados na forma de suplementos alimentares ou adicionados a diversos alimentos.

Fonte: http://www.copacabanarunners.net/gorduras.html

De volta a realidade – As férias acabaram…

 

Boa tarde pessoal!

Bom foram longos 30 dias de férias que aconteceram logo após um curso intensivo com iguais 30 dias de duração, ou seja, meu ano para atividades físicas esta começando agora.

Ok, podem dizer “mas você ficou 30 dias de férias e não fez nada?”.  Vou explicar!!!

Durante as minhas férias estava acompanhando os últimos ajustes na reforma do apartamento e a última semana focado basicamente na organização da mudança, logo o foco foi total no apartamento. Mas não quer dizer que fiquei parado esse tempo todo.

Resumão das férias:

– Foram cerca de 10 corridas, sendo a grande maioria entre 4.5km e 6.5km.

– Uns 8 treinos de musculação (feitos no aparelho do prédio mesmo mas que atendeu super bem neste período).

– Aproximados 8 treinos de jiu-jitsu (sim mais uma modalidade que decidi conhecer e sim é legal).

– Alimentação sem exageros.

– Peso baixou no início das férias e depois ficou estável até agora.

– E não posso esquecer muitas caixas carregadas, geladeira, sofá, etc…

É hora de correr atrás do tempo perdido!

treinoruim

 

 

Imagem

É tudo questão de escolhas…

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Aeeee começaram as férias!

Hoje já consegui fazer uma atividade física, foram 30 minutos de corrida na esteira (4.2km), e um treino moderado de musculação.

O alerta da imagem de hoje é sobre alimentação, como tudo na vida é escolha, é claro que com a alimentação não é diferente.

E aí já fez a sua?

Ciclo da atividade física

Como funciona o nosso organismo em relação a atividade física?

Como o nosso organismo se a adapta fisiologicamente as atividades físicas?

Já disse em outros posts e comentários que o corpo humano é surpreendente, pra entender melhor vejam essa imagem:

ciclo_da_atividade

No meu caso o risco de desistência diminui a partir do terceiro mês.

Vale lembrar – Os riscos da gordura acumulada na cintura

 

Bom dia!

Passeando pelo youtube acabei achando um vídeo que já tinha visto anteriormente mas que com certeza vale a pena rever e lembrar. Trata-se de  um alerta para o acumulo de gordura acumulada na região a cintura, a famosa barriguinha.

O video é curtinho, menos de 2 minutos.